CASE DE SUCESSO – AEROGERADORES

Cliente: Empresa do segmento de geração e transmissão de energia.

Localização: Rio Grande do Norte – Brasil.

Equipamento: Aerogerador – 1.4 MW

Serviço Executado: Desmontagem no local (Up-tower), ensaios elétricos e reparo parcial do rotor com troca de cabos de alimentação e anel de fechamento estrela (Y).

Desafio:

Um grande player do segmento de energia, acionou a DATA ENGENHARIA para análise de seus aerogeradores que estavam apresentando problemas de forma sistemática localizados em um conjunto de parques eólicos no Rio Grande do Norte.

A manutenção destes aerogeradores normalmente era executada dentro de oficina especializada (do próprio fabricante) o que exigia a remoção do equipamento e despesas com guindastes e transporte, gerando um custo para o cliente superior a um milhão e meio de reais (por unidade) e alguns meses de indisponibilidade dos equipamentos.

MANUTENÇÃO UP-TOWER

Solução:

Os especialistas da DATA foram até ao parque eólico e realizaram uma análise detalhada das máquinas, e após o levantamento de todas as informações necessárias foi possível propor uma solução tecnicamente confiável e definitiva executando várias melhorias de projeto nos geradores e o mais importante, conseguindo executar todo este trabalho no local, ou seja, sem a necessidade de remoção dos equipamentos das torres.

AEROGERADOR

Após 03 dias de serviço, o gerador foi testado e aprovado, retornado sua operação em plena carga, e com todos os processos aprovados após o reparo, superando as expectativas do cliente.

Este serviço já foi replicado em dezenas de máquinas, e em vários parques eólicos espalhados pelo Brasil, sendo que alguns deles já estão em operação a mais de 04 anos demonstrando assim a eficácia na solução implementada.

Agradecimento: 

A Data Engenharia agradece pelo empenho e dedicação dos colaboradores envolvidos neste projeto. Este case demonstra o nosso compromisso em obter sempre o melhor resultado, com a mais alta performance. “Na Data Engenharia nós consideramos o problema do cliente, como o nosso problema, isso faz toda a diferença, porque acreditamos que não basta só a competência e o compromisso profissional, tem que ter envolvimento pessoal, relacionamento, sensibilidade, vontade de escutar e de entregar melhor a cada dia o trabalho que a gente faz.”

Breno Silva – Presidente da Data Engenharia.